Um olhar facilitador sobre o Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente

Método inovador de processo de facilitação visual apoia o 1º Webinar de Formação Técnica da iniciativa Crescer com Proteção

Você conhece o Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente (SGDCA)? O Sistema nasceu em 2006 com o objetivo de assegurar e fortalecer a implementação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). No dia 28 de setembro a Agenda Pública realizou o 1º Webinar de Formação Técnica da Crescer com Proteção, uma iniciativa do UNICEF e do Ministério Público do Trabalho (MPT), com parceria técnica da Agenda Pública e do Instituto Camará Calunga. A atividade abordou os conceitos básicos da proteção da criança e do adolescente e apresentou o diagnóstico rápido, documento que evidencia os impactos da pandemia da Covid-19 no Sistema dos oito municípios participantes. O projeto está sendo implementado desde agosto no Vale do Ribeira e Baixada Santista no estado de São Paulo, contemplando: Ilha Comprida, Cananéia, Iguape, Itanhaém, Peruíbe, Mongaguá, Praia Grande e São Vicente.

O webinar contou com a participação de 100 pessoas, em sua maioria servidores públicos municipais, interessados em fortalecer o SGDCA, com painel de Benedito Rodrigues Santos, consultor do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). De acordo com a coordenadora de projetos da Agenda Pública, Stella Ottengy, o objetivo foi “apresentar o cenário do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente nos municípios participantes da iniciativa durante a pandemia, trazer alguns conceitos básicos e também tratar sobre violência e proteção da criança e do adolescente”. “Abordamos também os tipos de violência, quais medidas podem ser tomadas por cada um dos atores desse sistema para combatê-los e como foi o histórico da proteção da criança e do adolescente ao longo do tempo”, complementa Stella.

Para acompanhar a formação, o webinar contou com um processo de facilitação visual. A técnica traduz visualmente o que está sendo falado por um grupo, possibilitando a construção de conhecimento coletiva.

CCP Registro visual Facilitação Webinar 28092020 Um olhar facilitador sobre o Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente

Facilitação gráfica realizada pela Ideia Clara.

>>>Quer saber mais sobre os projetos e ações da Agenda Pública? Assine Nossa Newsletter!

O uso deste método inovador facilitou a estruturação, o entendimento dos conceitos e propiciou a melhor assimilação e memorização das informações trazidas durante o encontro virtual. “Isso porque ao consolidar essas informações em um único quadro, as pessoas têm fácil acesso ao conteúdo abordado, tornando-se uma excelente fonte de consulta e de compartilhamento de informações”, conclui Stella.

Para saber como foi o webinar acesse o link a seguir: https://youtu.be/kTXCrI4ZFfI

Crescer com Proteção

Crescer com Proteção é uma parceria entre o UNICEF e o Ministério Público do Trabalho (MPT) que visa proteger crianças e adolescentes do litoral Sul da Baixada Santista e do Vale do Ribeira contra todas as formas de violência. Lançada em 2020, a iniciativa busca o aperfeiçoamento de políticas públicas, fortalecer gestores do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente, engajar adolescentes e sensibilizar os cidadãos das cidades de Cananéia, Ilha Comprida, Iguape, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande e São Vicente. A iniciativa conta com a parceria técnica da Agenda Pública e do Instituto Camará Calunga.

Por Isabella França

Compartilhe essa publicação!

Talvez essas publicações também te interessem!