Servidores de São Sebastião participam de oficina formativa sobre Governo Aberto

Transparência é um tema cada vez mais importante para as prefeituras no Brasil. Sabendo disso a Agenda Pública, o Instituto Ethos e a Prefeitura de São Sebastião iniciaram recentemente o Programa Governo Aberto no município, programa patrocinado pela Queiroz Galvão.  

Como primeira atividade do objetivo 03 do Programa – melhorar a transparência pública – a Agenda Pública ofereceu a oficina formativa “Governo Aberto: acesso à informação e transparência”. A oficina teve como principais objetivos sensibilizar os servidores sobre a importância da temática, criando a noção de grupo; apresentar os aspectos mais gerais da Lei de Acesso à Informação e governo aberto; e  identificar os avanços e desafios do município de São Sebastião.

Participaram da atividade onze servidores de mais de seis secretarias. Além de tratar de conteúdos pertinentes ao tema, os servidores foram provocados a refletir sobre o que é governo aberto e quais são os mecanismos para se atingir um governo transparente.

A avaliação dos servidores sobre a atividade proposta foi muito positiva. Daniel Garrido, servidor que participou da oficina comentou: “Considero o tema de suma importância, e estou motivado por participar desse Grupo para colaborar na construção da regulamentação da Lei de Acesso para o Município”.

Laila Bellix, coordenadora do Programa na Agenda Pública e facilitadora da oficina também comentou sobre a experiência: “a oficina superou minhas expectativas. Foi uma processo incrível de envolvimento e dedicação dos servidores. No início, eles estavam mais tímidos e, durante o desenvolver da atividade, foram se soltando, estabelecendo novas relações. Ver que os servidores ficaram mobilizados e engajados com o tema é um sinal de mudança e de sucesso do Programa. A agenda de governo aberto só colherá bons frutos se os servidores estiverem envolvidos em todas as etapas, colocando suas visões e opiniões. Eles são agentes da mudança e, por isso, fundamentais para que o programa dê certo e São Sebastião promova, cada vez mais, transparência e participação.

As próximas atividades desse objetivo do programa estão previstas para o dia 30/05 com a primeira reunião do Grupo de Trabalho para regulamentação da Lei de Acesso no município.