Programa Litoral Transparente realiza intercâmbio em Pinhais

Após o encerramento do ciclo de formações em controle interno, o Programa Litoral Transparente inaugurou suas atividades de intercâmbio no dia 09 de agosto. A primeira visita não poderia ter começado melhor e Pinhais, localizado na região metropolitana de Curitiba, recebeu servidores e servidoras de Paranaguá e Pontal do Paraná.

Com o intuito de trocar experiências e conhecer o dia-a-dia de um sistema de controle interno que é referência nacional, os participantes do programa subiram a serra e desembarcaram logo cedo em Pinhais.

Apesar de o controle interno ser uma exigência contida na Constituição Federal que data de 1988, a maioria dos municípios brasileiros têm muito a avançar e as cidades participantes do Programa Litoral Transparente tiveram a oportunidade de entrarem em contato com práticas inspiradoras.

Durante a visita, os servidores e as servidoras de Paranaguá e Pontal do Paraná foram recepcionados pela equipe da Controladoria, Vanessa Menegueti, articuladora territorial do Programa e Natália Lima, assistente de projetos da Escola de Políticas Públicas. Eles participaram de roda de conversa na qual puderam relatar a realidade do controle interno em cada município e aprender sobre a estrutura de Pinhais.

O Controlador Geral do Município, Edson Luiz Gelinski de Faria, e o Subcontrolador de Normas e Informações Gerenciais, Lincoln Américo de Souza Rodrigues, apresentaram o funcionamento do sistema de controle interno desenvolvido em Pinhais que segue como rotina a produção de normativas, identificação de processos e criação de sistemas que facilitem o manuseio e controle das atividades. Além disso, houve a execução ao vivo de uma auditoria interna para que os participantes pudessem conhecer a rotina de um auditor e as funcionalidades do sistema adotado pelo município.

Mostrou-se também como Pinhais se tornou o primeiro município a utilizar a base da Norma ISO 18091, inédita para a gestão pública, tornando-se referência pela qualidade da gestão e satisfação da população.

A visita ainda contou com a presença do prefeito de Pontal do Paraná e da prefeita, Marli Paulino e vice-prefeita de Pinhais, Rosa Maria. “Recebemos de braços abertos os servidores das Prefeituras Litorâneas e destacamos que sempre aprendemos mais com essas visitas. A troca de experiências é sempre muito importante”, destacou a prefeita.

“O maior sentimento após a capacitação é do quanto podemos melhorar e crescer. Vimos exemplos de eficácia e eficiência que geram crescimento para o município e melhoria para a população”, revela Giselle Loreni Ferro, servidora de Paranaguá e participante do programa.

“Estou feliz em participar e aprender mais sobre as boas práticas do município de Pinhais. Levarei muita bagagem para articular com os gestores e implantar novos projetos para melhorar o controle interno da prefeitura e, assim, o município em vivemos”, afirmou Monalisa Rodrigues, servidora de Pontal do Paraná e participante do programa.