Plano de melhorias na saúde começa a ser implantado em municípios do Pará

Em agosto de 2018, uma parceria das prefeituras de Oriximiná, Terra Santa e Faro, no Pará, com o Programa Territórios Sustentáveis possibilitou o planejamento de ações para a Melhoria da Qualidade da Saúde. Com acompanhamento da equipe da Agenda Pública, profissionais das Secretarias de Saúde construíram um plano de melhorias que já começa a ser implantado.

Uma das ações para melhoria da saúde será a Formação em Atendimento Humanizado, destinada a profissionais dos hospitais e Unidades Básicas de Saúde. As oficinas serão realizadas nos meses de fevereiro e março e têm como objetivo a implantação de práticas de atendimento humanizado nos equipamentos públicos de saúde.

Em fevereiro, também haverá Oficinas de Boas Práticas em Higiene e Manipulação de Alimentos para os auxiliares de serviços gerais e cozinheiros dos hospitais e UBSs dos três municípios, outra meta dos Plano de Melhoria da Saúde. Além das formações, estão previstas ações como a melhoria da comunicação com os usuários e da infraestrutura e a implantação e informatização de ouvidorias do SUS nos territórios.

Para saber mais sobre as ações do Programa Territórios Sustentáveis, acesse o site www.territoriossustentaveis.org.br ou baixe o aplicativo do PTS. Você também pode acompanhar o programa pelas redes sociais (Facebook, Instagram e  YouTube).

Por Heloisa Kavinski, Coordenadora do Eixo Gestão Pública