Nossas Narrativas: Gestão pública na veia

Você conhece as narrativas por trás da Agenda Pública? Queremos mostrar para vocês quem nos ajuda a fazer nosso trabalho acontecer. São colaboradores da Agenda Pública, servidores públicos do município, parceiros…pessoas que nos acompanharam nesta uma década de vida e continuam caminhando lado a lado conosco. Estamos muito felizes por compartilhar essas histórias com vocês.

WhatsApp Image 2019 07 10 at 14.34.09 Nossas Narrativas: Gestão pública na veia

Decarla Gonçalves de Menezes

Secretária Municipal de Assistência Social de Serra do Salitre (MG)

A história de Decarla Gonçalves de Menezes, secretária municipal de Assistência Social de Serra do Salitre (MG), sempre esteve ligada à gestão pública. Seus pais eram muito ativos no cenário político e esse é um dos motivos que a fez chegar onde está hoje. Poderia ser apenas o amor pela atuação social que a levou ao cargo que ocupa atualmente, mas, na verdade, existe outro motivo que a fez chegar ao município. Após uma desavença política de sua família no Distrito de Brejo Bonito, em Cruzeiro da Fortaleza (MG), a pequena Decarla de nove anos foi comprar banha, ingrediente comum na cozinha das famílias naquela época, a pedido de seu pai, mas o dono do mercado não quis vender o produto por conta desse desentendimento. “Meu pai ficou muito triste e, em um mês, nós já havíamos nos mudado. Hoje, me considero serralitrense de coração”, afirma ela.

O amor pelo município está em sua trajetória. Com atuação no meio rural durante boa parte de sua vida – por influência dos pais que tinham pequeno negócio nesta área -, seu sonho sempre foi trabalhar na Assistência Social. O objetivo começou a se concretizar em 2009, quando aos 35 anos ela recebeu uma proposta para assumir a diretoria de uma escola de educação infantil. Antes disso, foi três vezes candidata à vereadora, guiada pela vontade de estar dentro da gestão pública.

Mas seu destino era seguir em direção ao seu sonho. Após a oportunidade à frente da escola, se formou em Pedagogia e passou a atuar como pedagoga, exercendo tão bem seu trabalho que foi convidada pelo prefeito de Serra do Salitre a assumir a área de Assistência Social. “Ali eu estava conquistando algo que sempre quis. Logo em seguida, fiz uma pós-graduação ligada à área e foi amor na certa”, diz.

Dentro da área, ela precisa conciliar muitas coisas e lidar com as dificuldades. “As pessoas levam tudo para o lado negativo da política. Mesmo quando temos projetos bons, muitas vezes ficam parados por conta dessas diferenças. E muitas vezes as pessoas veem a gestão pública como politicagem”. Nesse ponto a vida de Decarla e a atuação da Agenda Pública se encontram: saber lidar com diferentes atores e alcançar saídas que beneficiem os cidadãos.

No município, a organização desenvolve o Programa de Fortalecimento da Gestão Pública que ajuda no aprimoramento das capacidades institucionais e investe na formação de equipes fortes, por meio do planejamento e estabelecimento de metas. Na área de Assistência Social, na figura de Decarla, a Agenda viu uma grande parceira para sua atuação. “Antes da Agenda Pública nós quase não tínhamos planejamento porque as demandas do dia a dia tomavam conta da nossa rotina. Hoje sabemos que investir nessa etapa antes da execução é fundamental para colher bons resultados”, diz ela.

Assim como a Agenda Pública, Decarla quer que os serviços públicos tenham cada vez mais qualidade. No caso de Serra do Salitre, ela visa uma área maior para o atendimento das pessoas. “Desejo uma cidade melhor de se viver, onde a maioria das pessoas tenham condições básicas de vida”.

 

Por Talita Perna

Compartilhe essa publicação!

Talvez essas publicações também te interessem!