O Festival ODS é uma experiência imersiva para estimular soluções para resolver problemas complexos e mostrar caminhos viáveis para a sustentabilidade no Brasil.

Criamos ambientes de interlocução entre governos, setor privado, universidades e sociedade civil para coproduzir soluções e buscar novas formas de trabalhar, resolver problemas e gerar impacto coletivo. O festival é um laboratório para soluções locais para os grandes desafios de desenvolvimento sustentável que vivemos hoje.

Em um mundo que vivencia momentos emblemáticos, em um país que atravessa crise econômica prolongada e com grandes desafios políticos, queremos mostrar caminhos e soluções práticas de desenvolvimento que estão sendo explorados pelos diversos atores da sociedade, identificando vetores para facilitar ou acelerar impactos positivos e sistêmicos.

Com o exercício da coprodução de soluções exploramos meios de implementação que podem concretizar um novo modelo de desenvolvimento por meio da ciência e da tecnologia, de novos modelos de financiamento e de governança multiatores, da formação e do comércio.

Conectar governos, empresas, universidades e sociedade civil para impulsionar o impacto local (municípios e microrregiões); 

i

Produzir e adaptar de forma colaborativa soluções práticas para desafios de sustentabilidade no Brasil;

Estimular a visão sistêmica e uma cultura de colaboração multistakeholder;

l

Identificar e disseminar possíveis gargalos e aceleradores do desenvolvimento sustentável no Brasil, como ciência e tecnologia, modelos de financiamento e de governança, formação e comércio.

R

Visão sistêmica

R

Cooperação

R

Multidisciplinaridade

R

Urgência de ação

R

Igualdade de oportunidades

R

Economia de baixo carbono

R

Inovação

R

Viabilidade

R

Economicidade

R

Impacto coletivo

R

Pluralidade de ideias

Vem aí a edição 2020

Prepare-se para uma experiência imersiva que combina tecnologia e ferramentas educacionais ativas focadas na resolução de problemas

Como promover crescimento econômico e a geração de trabalho, emprego e renda (ODS 8)?

Em novembro, vamos abordar esse grande desafio contemporâneo, com foco nos seguintes eixos de curadoria:

1. Produtividade: diversificação, modernização tecnológica e inovação

2. Empregabilidade: jovens e pessoas maduras

3. Requalificação da força de trabalho

4. Economia informal e empreendedorismo

5. Respostas à crise: estratégias de dinamismo econômico local

O Festival ODS é aberto ao público e acontece durante um dia na cidade de São Paulo. A inscrição é gratuita e pode ser feita online.

(Inscrições e a programação em breve)

Veja como foi a edição 2019

A primeira edição do Festival ODS aconteceu no dia 13 de novembro de 2019, na Biblioteca Mário de Andrade, um dos pontos mais marcantes do centro de São Paulo.

O foco foi preciso: ODS 11 Cidades e Comunidades Sustentáveis, trazendo soluções para problemas públicos como mobilidade, habitação, emprego e saneamento básico. A realização foi da Agenda Pública e da Estratégia ODS, com cofinanciamento da União Europeia.

+1.000
pessoas alcançadas

31

solucionadores

60
colaboradores

Atração

Cultural

oficinas

3

debates

2

entrevistas

Para conferir todos os detalhes, leia nosso Breviário clicando aqui.

 

Tem alguma dúvida ou gostaria de falar sobre o Festival ODS? Entre em contato:
festivalods@agendapublica.org.br