Distrito Industrial de Canaã dos Carajás: as potências e os desafios de um município no sudeste do Pará

No início de 2018, a Companhia de Desenvolvimento Industrial do Pará (CDI), a Vale e a Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Mineração (Seicom) firmaram uma parceria destinada à criação do Distrito Industrial de Canaã dos Carajás, no sudeste paraense. O projeto é um dos grandes marcos no desenvolvimento do município e da região.

O município abriga um dos mais importantes projetos da mineradora Vale, o S11D, de extração de minério de ferro, com um investimento superior a US$ 6 bilhões. Canaã dos Carajás terá seu próprio distrito industrial, bem como os municípios vizinhos de Castanhal, Santa Bárbara do Pará, Abaetetuba e Tucuruí.

Um distrito industrial é um espaço urbano, de tamanho semelhante ao de um ou mais bairros, que possui incentivos fiscais. Alguns distritos chegam a ter o tamanho de uma regional ou de uma região administrativa, como é o caso da Zona Franca de Manaus.

Além do distrito industrial, o antigo canteiro também abrigará um polo universitário. A área foi doada ao município no final do ano passado pela mineradora Vale com o objetivo de promover o desenvolvimento da região.

A ideia é que empresas se interessem em fazer o investimento no município, se instalem na região e passem a contribuir com a geração de renda da população local. Quanto ao polo universitário, o governo municipal mantém conversas com algumas instituições sobre a possibilidade de trazer cursos superiores para a cidade.

Parceria da Agenda Pública com a Fundação Vale

Há mais de quatro décadas, a Fundação Vale atua nos locais onde a Vale opera, contribuindo para o desenvolvimento da região e das comunidades nela inseridas, por meio de ações que se amparam nos pilares da educação, da saúde e da geração de trabalho e renda.

O projeto realizado pela Agenda Pública na região faz parte do programa de Dinamismo Econômico Municipal, que além de Canaã dos Carajás, também é implementado em Alto Horizonte, em Goiás.

No Pará o projeto tem apoio da Fundação Vale e possui foco em atividades de facilitação que culminem na elaboração de estratégias e ações para resolução de problemas relacionados ao desenvolvimento econômico municipal e geração de emprego e renda, considerando os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Foto por: Alex Fisberg