Agenda Pública procura estagiário(a) de Gestão Pública

Sobre a Agenda Pública

A Agenda Pública é uma organização sem fins lucrativos que, há 9 anos, trabalha para aprimorar os serviços públicos brasileiros,  apoiando governos na implementação de políticas públicas, promovendo uma gestão eficiente, integrada e transparente.

Com sede em São Paulo, a Agenda desenvolve projetos em diversas regiões do Brasil, como Barro Alto e Niquelândia (GO), Campo Alegre de Lourdes (BA), São Sebastião (SP), Serra do Salitre (MG), Barcarena, Itaituba, Canaã dos Carajás, Terra Santa, Faro, Oriximiná, Belém (PA), no litoral do Paraná, interior do Piauí, dentre outras regiões.

A Escola de Políticas Públicas é o braço educacional da Agenda Pública, programa que existe há mais de 7 anos. Seu objetivo é desenvolver formações adaptadas às diversas realidades da administração pública, considerando experiências e interesses dos servidores públicos. A atuação da EPP está orientada para o desenvolvimento de equipes com capacidade para solução de problemas concretos. Entre suas iniciativas estão o OpenMaster, ODSLab e o Programa Litoral Transparente.

Descrição da Vaga

O estagiário apoiará o trabalho pedagógico da organização, bem como os coordenadores de projetos buscando boas práticas (nacionais e internacionais) que possam subsidiar as ações em campo. O trabalho com “práticas” ou “cases” constitui subsídio pedagógico importante das facilitações realizadas. Da mesma forma, o estagiário apoiará os processos de consolidação das práticas resultantes da atuação da própria Agenda em campo.

A sistematização das informações deverá ser centrada no processo de implementação da política, construindo uma cadeia lógica de informações para entender os impactos da prática. Um dos grandes desafios da sistematização de práticas é descrever os arranjos de implementação e as estratégias de coordenação para atuar sobre problemas complexos, multicausais.

Buscamos um estagiário que seja curioso e que tenha uma grande capacidade de análise e sistematização de dados, partindo de informações não estruturadas e colaborando na produção de práticas objetivas, sintéticas e úteis. Pessoas engajadas, propositivas e analíticas são bem vindas.

Principais funções:

  • Dar apoio à construção de soluções pedagógicas oferecidas pela organização, como intercâmbios, mentorias, oficinas e cursos presenciais e à distância.
  • Atuar próximo aos coordenadores de projetos para compreender os projetos desenvolvidos e a realidade em campo.
  • Levantar, por meio da coleta de dados secundários, experiências e resultados que dêem origem à sistematização de práticas (cases)  que apoiam a realização das atividades em campo.
  • Levantar, por meio da coleta de dados primários, relatos, depoimentos e resultados de ações que podem complementar ou dar origem à sistematização de práticas.
  • Analisar os dados (estruturados ou não) e demais materiais levantados no processo de pesquisa e diálogo, sistematizando as informações levantadas e identificando padrões e tendências.
  • Produzir relatórios e documentos que possam apoiar o trabalho da Agenda Pública.
  • Selecionar vídeos e outros materiais audiovisuais que possam colaborar para ilustrar as práticas mapeadas;
  • Colaborar para a criação e manutenção de um banco de práticas.

Perfil desejado:

  • Habilidades para trabalhar com processos educativos e com a solução de problemas aplicados
  • Capacidade de levantamento e análise de dados (estruturados ou não).
  • Habilidades de comunicação com diversos atores.
  • Bom relacionamento interpessoal e demais habilidades para trabalhar em equipe
  • Boa capacidade de síntese, sistematização de dados, redação, preenchimento de instrumentais, formulários e ferramentas
  • Facilidade em trabalhar com ferramentas de interação via internet (áudio, vídeo, redes sociais, conferências etc.).
  • Diferencial: habilidade com big-data/manipulação de bases extensas de dados.

Experiência e formação:

  • Ensino superior em andamento, e interesse em gestão pública.
  • Nível intermediário/avançado de inglês para leitura.

Bolsa-auxílio: R$ 1.000,00.

Benefícios: vale refeição, vale cultura, vale transporte, com 10 dias de recesso de fim de ano adicionais aos 30 dias previstos em lei, seguro odontológico, seguro de vida.

Regime de contratação: estágio.

Carga horária: 30h semanais (horários definidos antes da contratação, de acordo com a agenda de aulas do candidato).

Local de trabalho: Pinheiros – São Paulo.

Na Agenda Pública, estimulamos um ambiente de trabalho diverso, inclusivo e livre de discriminação. Estamos comprometidos com oportunidades iguais de emprego, e acreditamos que a diversidade de experiências, perspectivas e trajetórias enriquecem o nosso ambiente de trabalho e ampliam o impacto que geramos. Se você se identifica com essa proposta e se encaixa no perfil da vaga, inscreva-se para fazer parte da nossa equipe!

Os currículos dos interessados deverão ser enviados até o dia 09 de setembro para [email protected]