A Agenda Pública se soma às preocupações de diversos segmentos da sociedade e se posiciona sobre a crise política do país

A Agenda Pública é uma organização sem fins lucrativos que acredita e trabalha para promover a cooperação entre governos, empresas e sociedade civil para resolução de problemas públicos. Este trabalho passa pelo fortalecimento institucional da administração pública e pela qualificação da participação social, com o objetivo final de entregar melhores políticas públicas para os cidadãos.

Focar os nossos esforços na colaboração intersetorial é a nossa resposta ao patrimonialismo tão característico do Brasil. Acreditamos em um modelo de Estado que seja transparente, ético, aberto, comprometido com o bem público e disposto a trabalhar em conjunto com a sociedade. Por acreditar na importância desse caminho para o desenvolvimento e sustentação da democracia, viemos a público nos posicionar com grande preocupação sobre o atual momento do nosso país.

Os episódios recentes envolvendo o presidente da república e outras figuras chave do governo debilitam ainda mais o sistema político e as instituições afetando seriamente a estabilidade e a governabilidade necessárias para construir possíveis saídas para a crise que assola o país.

O Brasil precisa passar por um processo de mudança política e institucional, que compreende também o estabelecimento de relações mais íntegras e transparentes entre os setores público e privado. Isso dependerá não apenas dos poderes constituídos, mas também da sociedade. Um dos desafios mais relevantes dos próximos anos será a recuperação da confiança dos cidadãos na capacidade de transformação da política e no papel do Estado como mediador de interesses e agente na promoção do bem-estar e desenvolvimento. Exigirá compromisso de todos aqueles que lutam por um país mais moderno, desenvolvido e democrático.

Diante disso, reafirmamos aqui nosso comprometimento com um modelo de gestão pública eficiente, aberta, inovadora e profundamente comprometida com as necessidades da população, capaz de oferecer serviços de qualidade. Defendemos que o caminho para superação da grave crise em que nos encontramos está na construção de um amplo diálogo entre todas as forças democráticas do país, visando gerar os acordos e consensos necessários para uma transição política rumo a um novo ciclo da vida pública, marcado por maior integridade, transparência, espírito republicano e compromisso com o desenvolvimento sustentável.