Escola de Bons Conselhos promove encontros e debates para fortalecer Conselhos Escolares no Nordeste

2011-09-25 21:40

 

“Tudo o que a gente puder fazer no sentido de convocar os que vivem em torno da escola, e dentro da escola, no sentido de participarem, de tomarem um pouco o destino da escola na mão, também. Tudo o que a gente puder fazer nesse sentido é pouco ainda, considerando o trabalho imenso que se põe diante de nós que é o de assumir esse país democraticamente.”

Paulo Freire

 

Atividades promovidas pelo Projeto Escola de Bons Conselhos nos municípios de Ipojuca (em Pernambuco), Serra Redonda e Alagoa Nova (ambas na Paraíba) geram reflexão e discussões sobre a importância da participação da comunidade na vida das escolas e dos conselhos escolares.

 

Diretores (as) e gestores (as) das escolas públicas de ensino fundamental, professores (as), alunos (as), pais e mães das três cidades do Projeto estão participando de encontros de integração, oficinas, círculos de diálogo e assembleias, desde junho de 2011, com a finalidade de ampliar e qualificar a sua participação nos Conselhos Escolares e de fortalecer a gestão democrática nas escolas locais.

 

 

 

 

 

 

 

 

Foto: Semana Pedagógica com Professores (as) e Gestores (as) da Secretaria de Educação de Alagoa Nova/PB

A Escola de Bons Conselhos consiste em mais um projeto de incentivo à participação social da Agenda Pública e é realizado em parceria com o Instituto Camargo Correa. Sua trajetória teve início em novembro de 2010, com uma pesquisa envolvendo as comunidades escolares, que resultou no diagnóstico da situação dos Conselhos Escolares de Ipojuca, Serra Redonda e Alagoa Nova.

 

Finalizada a pesquisa, as ações da Escola de Bons Conselhos começaram a ser implementadas, a princípio, por meio dos processos de articulação com as prefeituras e secretarias locais e com o Ministério da Educação. Nesse momento, foi possível trazer os municípios para uma gestão compartilhada das ações, com o intuito de influenciar políticas públicas. Em julho de 2011, a Prefeitura de Serra Redonda (PB) assinou um acordo de Cooperação com a Agenda Pública afirmando seu compromisso com um ensino de qualidade. A prefeitura de Alagoa Nova (PB) também assinou sua parceria.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Foto: Assinatura do Acordo de Cooperação entre a Agenda Pública e Prefeitura de Serra Redonda/PB

Hoje, o Projeto está na fase de “ativação e enraizamento”, caracterizada pela maior apropriação por parte dos conselheiros, comunidade local e demais integrantes da comunidade escolar em relação ao papel do Conselho Escolar. As atividades são realizadas com a proposta de mostrar como os Conselhos Escolares têm um papel fundamental na qualidade do ensino e que a relação dos pais e da comunidade local com a escola é essencial. As discussões dão ênfase a temas como a participação cidadã, a representatividade e a educação democrática e mostram a gestão democrática nas escolas como um processo de construção de uma cidadania emancipadora, que requer autonomia, participação, transparência e respeito à pluralidade.

 

O Projeto, que deve ser concluído em novembro de 2012, prevê ainda ações de formação dos conselheiros aberta a todas as escolas interessadas; a preparação dos conselheiros a cerca dos diferentes programas que acontecem na escola; a multiplicação e a institucionalização dos aprendizados, intercâmbios e compromissos, por meio de fóruns dos Conselhos Escolares. 

Saiba mais sobre o projeto

Pesquisar no site

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Novo Projeto da Agenda Pública.

Em breve, mais informações.

Enquete

O que você achou do nosso novo site?

Excelente (5)
33%

Muito bom (10)
67%

Satisfatório (0)
0%

Ruim (0)
0%

Péssimo (0)
0%

Total de votos: 15